sexta-feira, 14 de junho de 2013

Financiers de frutos vermelhos

Elas estão aí: as férias!!! As primeiras do Verão:) os próximos dias vão ser de emoções fortes, o tão esperado regresso às origens, reencontros tão ansiados,  o tão aguardado casamento do ano:) Não, não é o meu!! Mas sim duma amiga super especial, ainda éramos "cachopas" quando nos conhecemos, já lá vão 20 anos :) Que bom ter amizades assim, que resistem ao tempo, às mudanças, são as que contam, as que ficam :)
Mas antes deixo um docinho, uma "especialidade" francesa, que conheci há bem pouco tempo: financiers. Uma receita muito simples e excelente para gastar claras. Espero que gostem. Normalmente não se fazem neste formato, mas como não tinha as outras formas usei as de muffins. A receita foi uma conjugação de várias que fui encontrando.



Ingredientes

5 claras
100g de açúcar em pó
125g de amêndoa em pó
40g de farinha
100g de manteiga derretida
100g de frutos vermelhos (usei congelados)

Preparação

Misture bem os ingredientes sólidos: farinha, açúcar e amêndoa. Adicione as claras e misture bem. Acrescente a manteiga derretida.
Deite o preparado nas forminhas (usei de silicone), coloque os frutos vermelhos e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos aproximadamente.




terça-feira, 11 de junho de 2013

Risotto branco com vieiras e camarões salteados

Nunca tinha receito risotto, agora que experimentei sei que vai fazer parte das ementas.A receita fui buscar ao fantástico livro do Jamie Oliver, Jamie Oliver cozinha na Itália, não fosse eu uma autêntica fã desta culinária e deste país (que espero e vou conhecer em breve ;) Ajustei as quantidades porque fiz a receita para 2.


Ingredientes
500ml de caldo de peixe
2 colh sopa de azeite
1/2 noz de manteiga
1/2 cebola grande, descascada e picada
1 dente de alho picado finamente
2 pauzinhos de aipo, finamente picados (não usei)
200g de arroz de risotto
1 copo de vermute seco ou vinho branco seco (usei este último)
sal e pimenta
35g de manteiga
60g de queijo parmesão ralado
vieiras congeladas
camarões
1 limão

Preparação
1. Aqueça o caldo. Ponha o azeite e a manteiga numa panela à parte, junte a cebola, o alho e o aipo e refogue lentamente durante 15 min sem deixar ganhar cor. Quando os legumes estiverem tenros, junte o arroz e aumente o lume.
2. O arroz vai agora começar a fritar lentamente, por isso, continue a mexer bem. Passado um minuto, vai estar ligeiramente translúcido. Junte o vermute ou o vinho e continue a mexer.
3. Depois do vinho se ter embebido no arroz, junte a primeira concha de caldo e tempere de sal. Baixe o lume para o arroz não cozer demasiado rápido. Continue a deitar conchas de caldo, mexendo para libertar o amido cremoso do arroz, deixando o arroz absorver o caldo completamente antes de deitar a concha seguinte. Este processo deve demorar cerca de 15 minutos. Prove para ver se está cozido, senão continue a deitar mais caldo até os grãos estarem moles mas apresentarem alguma resistência à dentada. Rectifique os temperos. Se se lhe acabar o caldo antes do arroz estar cozido, junte água a ferver.
4. Retire do lume e junte a manteiga e o parmesão. Mexa bem. Ponha a tampa no tacho e deixe repousar 2 minutos. Esta é a parte mais importante para se conseguir o risotto perfeito, é aqui que ele fica pastoso e cremoso. Sirva de imediato.

As vieras e os camarões foram temperados com o sumo do limão e sal. Depois passei-os pela frigideira com um bocado de azeite, até estarem tenrinhos mas não demasiado passados (no caso das vieiras).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...