domingo, 26 de maio de 2013

Tarte folhada com curd de limão e morangos

Hoje está um domingo de sol. E que falta fazia. Por aqui, por cada dia de sol, têm vindo 2 ou 3 (ou mais ) de chuva e frio. Ninguém diria que estamos quase no fim do mês de Maio, prestes a entrar no 1º mês do Verão. Mas o bom tempo vai chegar. Como já há avisos de chuva para a semana, hoje há que aproveitar o sol.
Por isso hoje deixo-vos uma receita bem colorida, a combinar com o dia de hoje. Uma tarte com curd de limão. É dos meus preferidos, porque adoro sabores ácidos. Com a massa folhada e os morangos doces a acompanhar, que maravilha :)




Para o curd de limão

Ingredientes  
6 limões
6 ovos
120gr de manteiga sem sal
450gr de açúcar (usei 300g)

Preparação: 

Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões e leve ao lume até dissolver tudo muito bem.
Entretanto bata os ovos, muito bem batidos com uma vara de arames.
Retire a mistura de limão, açúcar e manteiga do lume e adicione os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente ao lume (brando), sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar.
Retire do lume e distribua pelos frasquinhos. Volte-os de cabeça para baixa durante 30 minutos para criarem vácuo e guarde no frigorífico ou num local fresco até usar.


(receita da Joana Roque, que podem ver aqui

Para a tarte
Cubra o fundo duma tarteira com a massa folhada, pique, deite feijões secos e leve ao forno pré-aquecido durante 15 minutos aproximadamente.
Cubra com o curd de limão e decore com os morangos. Sirva bem fresca.
 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tacos com abacate e atum

Tenho uma verdadeira "biblioteca" no computador, com arquivos das receitas (e fontes claro!!) que vou vendo e que guardo para experimentar. Tudo organizado por categorias e até mesmo ingredientes. De vez em quando lá vou ver o que me apetece fazer e encontro sempre o que procuro, seja no arquivo, na net ou nos imensos livros que colecciono nas prateleiras ;) Um dia destes queria gastar um abacate e fazer uma refeição rápida. Lá pesquisei no arquivo e encontrei esta receita da Laranjinha, muito simples e deliciosa. Cá em casa gostamos muito. 

Ingredientes
1 abacate
1 colh sopa de sumo de limão
2 latas de atum em azeite (usei uma e natural, o único que existe cá em casa)
200g de tomate cereja
1 cebola roxa picada
20g de salsa picada
sal e pimenta qb
8 tortilhas mexicanas de trigo (fiz só 4)
Salada para servir

Preparação

Descascar o abacate e regar com o sumo de limão. Reduzir a puré a mistura com a varinha mágica.
Juntar ao puré de abacate o tomate cereja cortado ao meio, a cebola roxa, o atum previamente escorrido e a salsa. Temperar com sal e pimenta a gosto. Misturar bem todos os ingredientes.
Aquecer as tortilhas seguindo as instruções da embalagem. Rechear as tortilhas com o preparado de abacate e atum. Servir com uma salada a gosto.

 


 

domingo, 19 de maio de 2013

Bolo invertido de ananás






Para comemorar o "World Baking Day" deixo a receita de um bolo muito simples e do agrado da maioria das pessoas. Um bolo cheio de sabor e com uma textura irresistível.




Ingredientes
     6 ovos
     300g açúcar
     250g farinha
     100 ml leite
     100 ml óleo
      6 colh sopa de sumo da lata de ananás em calda
     1 colh chã fermento em pó
     Ananás às rodelas

Preparação
 Misturar todos os ingredientes. Untar uma forma com manteiga e caramelo líquido. Colocar as rodelas do ananás. Juntar o preparado e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente  minutos, verificar com o teste do palito.

(Também costumo fazer em tabuleiro, quando é para mais gente, nesse caso o melhor é fazer receita e meia ;)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sobremesa de gelatina e leite condensado

Uma sobremesa fácil, colorida e saborosa :) Não tenho passado muito por aqui, o cansaço não me tem permitido, nem a preguiça confesso :)





Ingredientes
2 pacotes de gelatina, sabores à escolha
1/2 lata de leite condensado

Preparação 
Fazer uma gelatina conforme as instruções da embalagem. Dividir em 2 partes. Numa das partes, adicionar metade do leite condensado, verter num copo (ou taça) e levar ao frigorífico durante meia hora. Passado este tempo, adicionar a outra parte (sem o leite condensado) e torne a levar ao frigorífico. Repita o processo com a outra gelatina.

É uma sobremesa bem simples e fresquinha agora para os dias quentes é uma maravilha!!!
 


sábado, 11 de maio de 2013

Bolo de maçã e alfarroba com cobertura crumble

Este bolo foi sem dúvida dos melhores que já provei. A combinação dos pedaços de maçã com a alfarroba e o crumble é perfeita! Por alguma coisa tem sido tão "aclamado", todo o mérito é do Diogo, do blog A culpa é das bolachas. Não mudei nada, podem ver a receita aqui.




quarta-feira, 8 de maio de 2013

Beringela com parmesão

Há pratos que são tão bons, tão bons, que depois de experimentar começam a fazer parte da "lista". Sim, podemos experimentar novas receitas, mudar sabores, mas há sempre "aquelas" que voltamos a fazer. Esta é uma delas. Fiz pela primeira vez já há alguns meses e depois disso, volta e meia lá refaço. É muito simples e deliciosa. E sim, é vegetariana ;) É cada vez mais frequente cá em casa, mas confesso que não poderia nunca deixar a carne, e principalmente, o peixe. De qualquer forma, acho que o mais importante é mesmo fazer uma alimentação equilibrada e variada. 
Uma sugestão adaptada de Jamie Oliver, uma inspiração, do livro "Jamie Oliver cozinha na Itália". Foi o primeiro que comprei dele e adoro, tem sugestões maravilhosas, mas eu sou suspeita, porque adoro a cozinha italiana. 


Ingredientes
3 beringelas grandes e firmes
azeite
1 cebola picada
1 dente de alho laminado 
2 latas de 400g de tomate em conserva ou 1kg de tomates frescos, maduros
sal e pimenta
1 mão-cheia de manjericão
4 mãos-cheias de queijo Parmesão ralado
2 mãos-cheias de pão ralado
1 pitada de oregãos frescos
1 bola de mozarella

Ingredientes
Comece por tirar os pés das beringelas e corte-as em fatias de 1cm, ponha de parte. Entretanto, coloque numa panela azeite, em lume brando. Deite a cebola, o alho e os oregãos e deixe refogar alguns minutos até a cebola estar transparente. Junte os tomates partidos aos bocados e deixe refogar lentamente durante 15 minutos. Durante este tempo grelhe as beringelas. Eu coloco numa grelha e levo a assar no forno. Quando o molho de tomate estiver reduzido e adocicado, tempere-o com sal e pimenta e junte o manjericão
Prepare uma travessa de ir ao forno. Ponha uma camada pequena de molho de tomate, polvilhe com o queijo ralado e acrescente uma camada de beringelas. Repita estas camadas até usar todos os ingredientes acabando com um pouco de molho e uma boa camada de queijo. Coloque o pão ralado e os oregãos por cima e, por fim, a mozarella partida às rodelas. Leve ao forno a 190º durante aproximadamente 30 minutos.   

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Camembert com nozes e mel

Adoro entradas e aperitivos. Por vezes cá em casa é o suficiente, especialmente ao domingo à noite ;) Esta sugestão já não é novidade, mas é tão boa. Nunca tinha provado, mas desde que estou em França que a minha paixão por queijo tomou medidas desproporcionadas, uma vez que antes quase não comia e agora não passo sem ele. Sem eles, porque são vários, imensos :)


Ingredientes
1 queijo Camembert
Nozes ou outros frutos secos
1 colh (sobremesa) de mel  

Coloque o queijo num recipiente de ir ao forno, deite as nozes por cima e regue com o mel. Leve ao forno até as nozes ficarem douradas e o queijo derreter (aproximadamente 10 minutos). 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Omolete de espargos, tomate cherry e sementes de sésamo

 Descobri recentemente os espargos e passaram já a ser dos meus alimentos preferidos, aliás é a minha paixão do momento na cozinha. Só penso em receitas e mais receitas, variações. Já fiz só salteados com azeite e sal, que acompanhamento maravilhoso.
Esta semana fiz em omolete, a pensar no passatempo vegetariano da Joana . Apesar de ser muito simples e nada elaborada, não queria deixar de participar. E não deixa de ser uma receita vegetariana, leve e tão boa :) Estou rendida aos espargos!!


Ingredientes
3 ovos 
1 molho de espargos verdes e frescos
tomates-cherry
1/2 cebola
sementes de sésamo qb
sal e pimenta qb
tomilho fresco
azeite

Preparação
Comece por preparar os espargos, cortando as pontas (que são amargas) e tirando as partes mais duras (eu uso o descascador). Se forem grandes, corte-os ao meio e no sentido transversal. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite no fundo e quando estiver quente, salteie os espargos com as sementes de sésamo durante aproximadamente 5 minutos. À parte, bata os ovos com a cebola picada e adicione o sal, a pimenta e o tomilho.
Verta esta mistura nos ovos e adicione os tomates partidos ao meio. Deixe cozinhar durante aproximadamente 7 minutos em lume brando e vire ao contrário para cozinhar do outro lado (uso a tampa da panela ;) Sirva com salada à escolha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...