domingo, 28 de abril de 2013

Muffins de morango e queijo

As férias já estão longe, passaram a correr... Mas teve um tempo excelente em Portugal e deu para aproveitar muito ;) O regresso ao trabalho esta semana foi duro, com a minha colega de férias lá tive trabalho a dobrar. Mas "haja trabalhinho" que nos dias de hoje é o que é preciso ;) Por isso estive muito ausente, espero esta semana me pôr a par das novidades por aqui e das vossas delícias. 
Este fim de semana foi fim de semana de morangos. Ontem fui ao mercado e não resisti, lá trouxe duas caixinhas de 1kg. Resultado, fiz compota de morangos que nunca tinha experimentado mas ficou muito boa, postarei mais tarde a receita. E estes muffins. Que delícia, tão simples e tão deliciosos e ficam tão lindos. Não há como resistir a morangos. Tão bons e tão versáteis. Ainda tenho ali alguns para uma sobremesa fresquinha, na esperança que o sol regresse esta semana por aqui, porque o fim de semana foi de chuva.
Um excelente domingo para todos!!!


Ingredientes 
(para 12 muffins)

2 ovos
1/2 caneca de açúcar
1 caneca de farinha
1 colh (chã) fermento
1 queijo Suissinho natural (pode usar 1 iogurte natural)
200g de morangos cortados aos bocados

Preparação
Numa tigela, bata bem os ovos com o açúcar. Junte a farinha e o fermento, o queijo e , por fim, os morangos. Misture bem. Distribua a massa pelas forminhas de muffins e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante aproximadamente 30 minutos   

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Bolo de laranja e iogurte com curd de laranja

Aqui fica o bolinho de laranja que acompanhou o curd, muito fofinho e delicioso :) E com isto deixo um beijinho para todos e vou de FÉRIAS :) De volta à minha cidade maravilhosa, ao meu país lindo e ao SOL, espero eu ;)

Ingredientes
4 ovos
 2 colheres (sopa) de gelatina de laranja em pó (usei de frutos tropicais)
1 iogurte natural
1 dl de óleo
1 dl de sumo de laranja
250g de açúcar (usei 150)
250g de farinha
1 c. sobremesa de fermento em pó



Preparação

Barre uma forma com manteiga e pré aqueça o forno a 180º.

Bata os ovos inteiros com o açúcar, junte a gelatina, o iogurte, o óleo, o sumo de laranja e continue a bater.
Por fim junte a farinha misturada com o fermento e envolva bem. Deite o preparado na forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
 A receita vi no blog 7 gramas de ternura  e o curd é este

terça-feira, 9 de abril de 2013

Curd de laranja

Já não é novidade nenhuma por aqui, mas como este blog também é uma partilha para os e família, também tenho que pensar neles :)
O curd, ou coalhada, serve para vários efeitos, entre os quais, cobrir e rechear bolos, rechear panquecas, bolachas, tartes e muitas coisas mais. Os mais gulosos comem-no mesmo com tostas e bolachas ;)
Este fiz porque tinha muitas laranjas e recheei um bolinho de laranja também, que postarei em breve

Ingredientes
2 laranjas
80 a 100g açúcar (conforme acidez da laranja)
2 ovos
50g de manteiga
1 colher (sopa) de maizena
essência de baunilha (opcional)

Preparação  
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar, juntar o sumo, a essência e a maizena e misturar bem. Juntar a manteiga e levar ao lume em banho-maria, mexendo sempre com um fouet até engrossar. Colocar num frasco, deixar arrefecer e conservar no frigorífico. 

(receita Coco e Baunilha
 
 

domingo, 7 de abril de 2013

Jantar de batata doce

Este jantarinho estava uma delícia. Mais uma sugestão maravilhosa da Nigella :) 
Esta foi a minha primeira receita com espargos. Pois, parece mentira, mas nunca tinha experimentado. Mas numa das idas ao mercado bilógico não resisti, estavam tão verdinhos. Esta receita veio-me logo à cabeça, porque adoro batata doce assada. E pronto, estava  o jantar decidido. E ficou tão bom e tão colorido, bem como eu gosto. Este ingrediente verde e tão rico veio para ficar na minha cozinha :) 
Vou pôr a receita original, com as alterações que fiz. 




Ingredientes
2 batatas doces, lavadas e secadas, com casca, cortadas em quartos (usei uma grande)
200g de toucinho fumado (usei 2 tiras de presunto)
200g de espargos (cortei o pé e com o descascador tirei as partes mais duras)
6 dentes de alho, com casca (usei 3) 
alguns raminhos de tomilho fresco ou 1 colh de chã de tomilho seco
3 colhs de sopa de óleo de colza (usei azeite)
flocos de sal, a gosto
Adicionei queijo brie 

Preparação 
Pré-aqueça o forno. Disponha os pedaços da batata doce na assadeira e deite a maioria do toucinho, seguido dos espargos e os dentes de alho, e finalmente, o restante toucinho.
Polvilhe com tomilho, deite o azeite e deixe assar durante 30 minutos. Vire as batatas doces e leve ao forno por mais 30 minutos. Nesta fase, adicionei o queijo brie. Sirva com salada a gosto.

(adaptado de Nigella Lawson, "Cozinha, o coração da casa") 
 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Francesinha

Francesinha. O que dizer deste pecado maravilhoso? É único, é bom e preenche. E faz-me lembrar tanto o meu Porto, que saudades! Quando estava no Porto, de vez em quando lá íamos comer uma entre amigos. Jantares infindáveis, sorrisos, partilha, que saudades também disso. Agora estamos uns para cada lado, a vida assim destinou, mas de vez em quando lá conseguimos nos reencontrar. E como eu gosto de reencontros ;) E de francesinhas!!! Num dias destes as saudades bateram e lá fiz umas destas e quase que me senti "em casa" :) A receita essa vem da boca da minha irmã com algumas sugestões da net.


Ingredientes para o molho (2 pessoas)
1 cerveja
1/2 cebola
1 alho
1 cálice de vinho do Porto
2 colh (sopa) de whiskey ou brandy
carne em pedaços (tiro bocados de bife e das salsichas frescas grelhadas)
2 folhas de louro
1 colher (sopa) maisena
1 colh (sopa) de manteiga
4 colh (sopa) de polpa de tomate
1dl de leite
2 malaguetas
sal qb  
1 colher (café) de açúcar 

Preparação do molho
Pique a cebola e o alho bem finos e leve a refogar com a manteiga. Junte o louro e a polpa e deixe ferver. Acrescente a cerveja, as restantes bebidas, as malaguetas e os bocados de carne. À parte dissolva a maisena no leite. Junte esta mistura ao molho com o açúcar e o sal. Deixe cozinhar em lume brando até engrossar. Prove e ajuste os temperos se for necessário. No fim, passar o molho com a varinha mágica. Às vezes pode ficar líquido pelo que deverá levar novamente ao lume a engrossar.

Francesinha
Bifes grelhados
Salsichas frescas grelhadas
Linguiças grelhadas
Fiambre (ou outros fumados a gosto)
Queijo em fatias
Fatias de pão de forma

Para a montagem da francesinha coloque uma fatia de pão, o fiambre, o queijo e as carnes. Coloque a outra fatia de pão e adicione o queijo em fatias até cobrir bem o topo da sandwiche. Leve ao forno até derreter o queijo. Sirva num prato fundo, para poder regar com o molho. Para acompanhar, não podem faltar batatas fritas (só coisas que fazem bem!!! ;)
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...